O jogo de vídeo Crash Bandicoot, lançado em 1996, foi desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. Foi um dos jogos mais populares de todos os tempos, e influenciou a indústria de jogos de maneiras que ainda são sentidas até hoje.

O jogo foi um dos primeiros a usar gráficos 3D, e sua jogabilidade inovadora mudou a maneira como os jogadores interagiam com o jogo. A história do jogo segue o personagem titular, Crash Bandicoot, em sua jornada para salvar sua namorada e enfrentar o antagonista Dr. Neo Cortex. O jogo foi amplamente aclamado pela crítica, e é considerado um clássico da era do PlayStation.

Depois do sucesso do primeiro jogo, Crash Bandicoot tornou-se um ícone da cultura gamer, aparecendo em vários jogos spin-off e sendo referenciado em outros jogos. A série também ganhou uma base de fãs leais, com muitos jogadores tendo crescido jogando Crash Bandicoot.

Alguns dos recursos mais notáveis do jogo incluem a jogabilidade, que envolvia combate corpo a corpo, plataforma de salto e outras dinâmicas de jogos de aventura. Além disso, o jogo apresentava ambientes detalhados e tridimensionais que eram incrivelmente avançados para a época.

Vários jogos foram feitos posteriormente, incluindo Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot: Warped. Estes jogos expandiram a história e a jogabilidade, adicionando novos ambientes, itens colecionáveis ​​e chefões ainda mais desafiadores. No entanto, nenhum desses jogos teve o mesmo impacto do primeiro instalment.

Outro fator importante na popularidade de Crash Bandicoot foi o carisma do personagem. Seu estilo despojado e personalidade alegre agradou aos jogadores de todas as idades. Mesmo depois de todos esses anos, o personagem ainda é um dos mais reconhecidos da indústria.

Em resumo, a série Crash Bandicoot teve um impacto duradouro na indústria de jogos de vídeo. Seu sucesso ajudou a legitimar o gênero de jogos de aventura e estabeleceu a Naughty Dog como uma força a ser considerada na indústria de jogos. Mesmo hoje, a série continua a ser lembrada como uma das mais influentes de todos os tempos.